quarta-feira, 26 de março de 2014

CONHECENDO AS GRAMÍNEAS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

             Gramíneas é o nome popular atribuído às plantas da família Gramináceas, sem dúvida a mais importante porque inclui várias plantas de grande importância econômica. Geralmente são espécies de pequeno porte  ( com exceção  do bambu ), herbáceas, com raízes fasciculadas ou em cabeleira e caule do tipo colmo, geralmente ôco ( o da cana-de-açúcar é cheio ), dividido em gomos por nós; e folhas longas e estreitas.Abrange cerca de 8.000 espécies. destacando-se:
            1.   plantas alimentícias ( cereais ) - arroz, milho, trigo, aveia, etc.
            2. plantas produtoras de matérias-primas para a fabricação de produtos industrializados: cana-de-açúcar ( cachaça, açúcar e álcool ), cevada ( cerveja, uísque ), milho ( óleo, farinha de milho ).
            3. plantas forrageiras, usada na alimentação dos animais domésticos ( grãos, pastagens, silagem, feno ): milho, cana-de-açúcar, alfafa, capim-colonião, etc.
            4. plantas ornamentais, usadas na formação de gramados de jardins, campos esportivos e taludes: grama-tapete, grama-batatais, grama-bermuda, etc.
            5. plantas de cobertura, usadas na proteção do solo contra a erosão pela chuva: capins e gramas. Essa proteção é proporcionada  de duas maneiras: a) a parte aérea amortece o impacto das gotas de chuva, evitando a desagregação do solo; b) a parte subterrânea ( raízes fasciculadas ) trava o sol, impedindo o seu arrastamento.
             Cumpre mencionar ainda o bambu – uma gramínea de caule lenhoso, com colmos  fibrosos, de diferentes tamanhos, alguns chegando a 30 metros de altura e que são utilizados para várias finalidades.



sábado, 22 de março de 2014

CONHECENDO OS RECURSOS NATURAIS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

       A expressão " recursos naturais " refere-se aos bens que existem na natureza e podem ser  utilizados em benefício do homem. Garantem  o suprimento de alimentos, materiais de construção, vestuário, água, combustíveis, fertilizantes, etc.
         Os recursos naturais podem ser subdivididos em dois grupos: a) renováveis, como a água, as pastagens naturais, as florestas, a fauna silvestre ( caça e pesca ) e, até certo ponto,
o solo; b) não-renováveis, como o petróleo, o gás natural, o carvão, algumas rochas e diversos minerais, cujas jazidas, uma vez exauridas,  não se renovam.
             A água se renova através do ciclo hidrológico; as plantas e os animais, por processos de reprodução. Um solo cuja fertilidade foi esgotada por sucessivos cultivos pode se recuperar  após um período de repouso ou pela aplicação de técnicas agronômicas ( calagem e adubação) mas se for destruído pela erosão, a natureza levará milhares de anos para formá-lo novamente.
               O solo é o recurso natural básico, que suporta toda a vida vegetal, sem a qual o homem e os animais não poderiam existir. A água é um recurso natural essencial à vida das plantas, dos animais e do homem. As pastagens naturais constituem um dos principais tipos de vegetação natural, constituindo cerca de 40% da cobertura vegetal do solo. A s florestas desempenham papel importante no equilíbrio ecológico de uma região, além de fornecerem madeira, lenha e  outros produtos. A fauna silvestre inclui os animais não-domesticados, muitos dos quais são utilizados em benefício do homem ( caça e pesca ) .
            A importância dos recursos naturais  não-renováveis , como o petróleo, o gás natural
e o carvão, dispensa comentários. De modo geral, os países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e Rússia, são bem providos de recursos naturais.


quarta-feira, 19 de março de 2014

segunda-feira, 17 de março de 2014

CONHECENDO AS PLANTAS FORNECEDORAS DE LÁTEX


Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Látex é um líquido leitoso exsudado por certas plantas como seringueira, caucho, maniçoba, etc. A borracha natural, a laca e a gutapercha são látex coagulados.
             A seringueira é uma árvore que pode alcançar até 30 metros de altura, nativa da região Amazônica. Fazendo-se incisões na casca do seu tronco, delas escorre um látex que é recolhido e utilizado na fabricação de borracha natural.
             O caucho é outra árvore da região Amazônica que fornece látex, o qual é usado na fabricação de uma borracha de qualidade inferior  à da seringueira.
              A mangabeira é uma árvore típica do nordeste, centro e litoral brasileiros, conhecida pelas frutas que produz, as quais se prestam para a preparação de refrescos, sorvetes e sobremesas. O seu tronco exsuda um látex branco que dá uma borracha de baixa qualidade.
              Balata é  nome comum a várias árvores das Guianas, Venezuela e região Amazônica, as quais produzem um látex comestível quando fresco; e que é utilizado, quando seco, como matéria-prima elástica na fabricação de isolantes, correias, tecidos impermeáveis, etc.            

            Chicle é o nome centro-americano do látex do sapotizeiro, matéria-prima para a fabricação do chiclete ou goma de mascar.

sexta-feira, 14 de março de 2014

CONHECENDO NOVOS CACÓFATOS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Seguem-se mais alguns exemplos de cacófatos. Evidentemente, devem ser evitados.

           1. Por no gráfico ( pornográfico )
           2. Uma marca famosa ( mamar )
           3. Tem fé de mais ( fede )
           4. Pouco conhecido ( coco )
           5. O peão toca gado ( cagado )
           6. Dia bonito ( diabo )
           7. Mas no momento ( asno )
           8. Feito pela dona Maria ( peladona )
           9. Topei dar uma ajuda ( peidar )
          10. Bife dormido na geladeira ( fedor )
          11. Beijou a boca dela ( cadela )
          12. Ambos tagarelavam  ( bosta )
          13. O pinho é uma madeira mole ( mamadeira)
          14. Uma lei tão boa ( leitão )
          15. Ela tinha ( latinha )
          16. Juca Brito  ( cabrito )
           17. Álbum da família (bunda )
           18. Dedico a ti (quati )

           19. Uma mão lava a outra  ( mamão )

segunda-feira, 10 de março de 2014

CONHECENDO A CAMADA DE OZÔNIO


Geraldo Victorino de França (Voinho)

          Dá-se o nome  camada de ozônio à porção da estratosfera situada situada a cerca de
20 km acima do nível do solo, na qual o gás ozônio ( O3 ) encontra-se em maior concentração.
          O ozônio é produzido pela ação da luz ultra-violeta proveniente do Sol sobre o oxigênio  ( O2 ) da atmosfera.
          A camada de ozônio protege a Terra dos efeitos nocivos dos raios ultra-violetas sobre o desenvolvimento da vida vegetal e animal.  Mas pode ser decomposta por reações químicas que envolvem clorofluorcarbonatos ( CFC ), que até recentemente eram amplamente utilizados nas indústrias como propelentes de " sprays ", como fluidos de sistemas de refrigeração e na produção de embalagens de espuma.
                A conscientização internacional sobre o surgimento de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida, na década de 80, levou a um movimento pela proibição de produtos baseados nos CFCs. Em 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal, um documento avalizado por mais de 40 países, visando limitar o uso dessas substâncias. Entre as principais deliberações do protocolo estava um plano de redução da produção de CFC até 1.999, de modo a atingir então, metade da produção de 1.986.
                Em 1.989, durante o Encontro da Comunidade Européia, realizado em Bruxela, decidiu-se reduzir o consumo de CFC a 85% dos números atuais o mais breve possível , e a 100%  até a virada do século.

                Alguns relatórios recentes têm apontado a presença de novos buracos na camada de ozônio da Antártida, o que mobilizou esforços na  Europa, visando um novo acordo que agilize  o fim do consumo de CFC no mundo.

quarta-feira, 5 de março de 2014

CURIOSIDADES SOBRE O BRASIL


Geraldo Victorino de França (Voinho)

            a) Com uma área de 8.512.000 de km2 e população estimada em 155 milhões de habitantes, o Brasil é o quinto país do mundo, tanto em tamanho como em população.
            b) Quase metade da área de florestas tropicais úmidas do mundo se encontra no Brasil. Elas cobrem 42% de todo o território do país, incluindo a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.
            c) O Brasil possui o maior rio do mundo em volume de água e o segundo em extensão, que é o rio Amazonas. Apenas o rio Nilo é mais longo, porém possui um volume de água muito menor.
            d) A bacia Amazônica é também a maior bacia hidrográfica do mundo, abrangendo  também parte dos países vizinhos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
            e) Apesar do seu tamanho, o Brasil não possui geleiras nem vulcões; e só ocorrem terremotos de pequena intensidade.
            f) O Brasil possui a flora mais rica  do mundo, reunindo cerca de 50.000 espécies de
plantas conhecidas.

            g) A sua fauna também é relativamente  rica, abrangendo cerca de 600 espécies só de mamíferos. Aves, répteis e insetos também existem em grande número.