segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CONHECENDO AS PLANTAS AROMÁTICAS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

              São numerosas as plantas que armazenam óleos essenciais ( ou essências ) em células especiais dos seus tecidos. Tais reservatórios podem localizar-se em qualquer órgão da planta, desde as raízes até os frutos. São óleos voláteis, isto é, evaporam-se e  exalam um odor agradável. Por isso, são muito utilizados em perfumaria e, secundariamente, como condimentos e como medicamentos.
                 O Brasil é grande produtor de óleos essenciais, destacando-se os óleos cítricos, de pau-rosa, de  sassafrás, menta, eucalipto, gerânio, capim-limão,  citronela, vetiver, palma-rosa, etc.
                Dentre as árvores que fornecem cumarina - substância usada em perfumaria, destacam-se o cumaru, uma árvore amazônica, e a amburama, uma leguminosa da caatinga nordestina.
                De várias madeiras, como diferentes espécies de eucalípto, pau-rosa, sassafrás, etc. se extraem diversos óleos essenciais, como linalol, safrol, citronelol, etc. Dentre as ervas produtoras de essências, incluem-se:menta, gerânio, capim-limão, vetiver, etc.

                 As plantas cítricas ( grupo da laranjeira ) são grandes produtoras de óleos essenciais, que podem  ser extraídos dos frutos, das cascas, das folhas ou das flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário