sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CONHECENDO A LENDA DO CURUPIRA



Geraldo Victorino de França (Voinho)

                       O Curupira é uma criatura do folclore brasileiro. É geralmente representado como um menino escurinho, de cabelos compridos e vermelhos, com os pés invertidos - dedos para trás e calcanhares para frente. É o protetor das árvores e dos animais que habitam as florestas, espantando os lenhadores e os caçadores..
                      Não é um gênio bom, é antes enganador. Seus pés virados para trás deixam rastros falsos no chão, iludindo os perseguidores.
                       Engana-os com assobios e sinais falsos, sendo considerado um " gênio da mentira ". Gosta de fumo e pinga; e tem medo da cruz, mudando de itinerário se encontra alguma.
                      Por sua vez, os lenhadores e caçadores procuram suborná-lo com oferendas deixadas em lugares estratégicos.
                      A sua lenda é bastante difundida no Brasil e nos países vinhos, mas suas características variam . Em algumas versões o Curupira; em outras, tem orelhas enormes ou é totalmente calvo, podendo ou não, portar um machado.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

                       a) Por que ocorrem as fases da Lua?
                       A forma real da Lua é uma esfera. A Lua gira em torno da Terra e ambas giram em torno do Sol. Conforme a posição que a Lua se encontra, em relação ao observador terrestre e o Sol, adquire aspectos diferentes, chamados fases da Lua. As principais são quatro: lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante.
                      Quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, vê-se uma das metades completamente iluminada ( lua cheia ). Se, ao contrário, a Lua fica entre a Terra e o Sol, não vemos a face iluminada, que fica do outro lado do observador ( lua nova ). Quando a Lua se coloca em posições intermediárias, só vemos pequenas partes da face iluminada ( quarto crescente e quarto minguante ).
                       b) Por que a maioria dos países islâmicos tem o nome terminado em " istão " ?
                       Presente no nome de países islâmicos como Afeganistão, Cazaquistão e Uzbequistão, o sufixo " istão " vem da raiz iraniana " stam", que significa lugar, país.
                       c) Por que os catarinenses são chamados de " barriga-verdes " ?
                       A explicação é a seguinte: os catarinenses são " barriga-ver-des de tanto tomar erva-mate.


sexta-feira, 16 de novembro de 2018

CONHECENDO A HISTÓRIA DE CONFÚCIO



Geraldo Victorino de França (Voinho)

               Confúcio é um personagem da mitologia  chinesa, considerado o fundador do Confucionismo. Foi  um dos grandes mestres do Oriente, conhecido como Mestre Supremo. Seu nome é a latinização de três palavras chinesas: Kung Fu-Tzu ( mestre Kong ).
               Nasceu numa pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Esse estado é chamado " terra santa " pelos chineses. Seu pai, Shu-Liang Ho, magistrado e guerreiro de certa fama, tinha 70 anos quando casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de 15 anos chamada Yen Chang Tsai. Dos 11 filhos, Cofúcio era o mais novo. Seu pai morreu quando ele tinha 3 anos de idade, o que o obrigou a trabalhar desde muito jovem para ajudar no sustento da família.
                 Aos 15 anos, Confúcio resolveu dedicar-se à busca do aprendizado. Aos 19 anos casou-se  com uma jovem chamada Chi-Kuan, mas se divorciou alguns anos depois. Aos 22 anos começou a ensinar, segundo dizia, a maneira de viver com sabedoria e ser feliz.
                 Não criou nenhum sistema filosófico. O conceito fundamental da ética confuciana é " jen ", que se  tem traduzido por benevolência, humanidade, bondade, amor, etc. Por isso, seus ensinamentos parecem os de um chefe religioso.
                 Os discursos e ensinamentos de Confúcio foram compilados após sua morte e compõem o Analetos, um dos 11 textos clássicos do Confucionismo.

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

                       a) O que é Olimpo?
                       Olimpo é  nome de um maciço montanhoso da Grécia, com pico de 2.911 metros de altitude, situado na parte norte da Tessália, próximo ao mar Egeu. Os antigos gregos localizavam nessas montanhas a morada dos deuses.
                       b) Por que os pássaros  voam em formação de V?
                 Porque a formação em V ajuda a economia de energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar, facilitando o voo para os outros. Quando os que estão na frente se cansam, eles são substituídos por outros menos cansados.
                       c) Por que a abelha morre depois de picar uma pessoa?
                  A abelha operária, encarregada da proteção da colméia, tem um ferrão provido de pequenas farpas, o que impede que seja retirada com facilidade da pele humana. Depois de dar a ferroada, a abelha tenta escapar, mas por causa das farpas, a parte posterior do abdome, onde se localiza o ferrão, fica presa na pele da pessoa picada e, por isso, a abelha morre.
                     d) É verdade que as cigarras cantam até explodir?
                      Não é verdade. Como elas deixam a casquinha vazia nas árvores, depois de saírem do casulo, as pessoas menos esclarecidas pensam que elas cantam até explodir.