"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 18 de julho de 2010

Simbiose das Plantas

CONHECENDO A SIMBIOSE DAS PLANTAS
Geraldo Victorino de França ( Voinho)

Dá-se o nome de simbiose ou mutualismo à vida em comum de duas plantas, ou de uma planta e um animal. Nesse tipo de associação, os seres que dela participam, chamados simbiontes, se beneficiam mutuamente. O exemplo clássico são os líqüens - vegetais formados pela associação de uma alga com um fungo.
Outro exemplo é o das bactérias do gênero Rhizobium, que vivem simbioticamente nas raízes das leguminosas, formando nódulos responsáveis pela fixação biológica do nitrogênio atmosférico. Devido a este fato, várias leguminosas são usadas como adubos verdes, isto é, são cultivadas para depois serem incorporadas ao solo como fonte de matéria orgânica e nutrientes minerais, principalmente de nitrogênio.Exemplos de plantas usadas como adubos verdes: mucuna, mucuna-anã, lab-lab, feijão-de-porco, etc.
Outro exemplo de simbiose entre plantas são as micorrizas - associações mutualistas de raízes de plantas com as hifas (filamentos) de certos fungos. As hifas exploram um maior volume de solo, permitindo às plantas maior absorção de nutrientes minerais do solo.
Por sua vez, os fungos retiram nutrientes orgânicos da seiva das plantas.
Como exemplo de simbiose entre planta e animal pode ser citado o caso das algas do gênero Chlorella, que vivem associadas a certos animais marinhos.

2 comentários:

Marisa Bueloni disse...

Dr. Geraldo: que maravilha! Quanto conhecimento o sr. vem nos dando com estes textos tão precisos! E tem também a simbiose entre as pessoas, não é?... Quando duas almas se encontram e se entendem... Parabéns, dr. Geraldo! Aprender com o Voinho é maravilhoso. Abraços da Marisa Bueloni

Anônimo disse...

Hello Exactly as you say.

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO