"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conhecendo os Vulcões

CONHECENDO OS VULCÕES
Geraldo Victorino de França (Voinho)

O termo vulcão deriva do nome da ilha Vulcano, no mar Mediterrâneo. Pode-se definir vulcão como uma fissura na crosta terrestre, através da qual ocorrem erupções de matéria sólida, líquida ou gasosa, sob temperaturas elevadas.
A saída do material é feita por um conduto chamado chaminé, cuja parte superior tem, em geral, a forma de um funil, chamado cratera; e que geralmente se apresenta guarnecido por um cone vulcânico.
O material expelido pelos vulcões consta principalmente de gases, mas também
por grande quantidade de magma sob a forma de lava, bem como de material sólido. Este último é formado de cinzas, bombas vulcânicas ( porções de lava solidificada ) e fragmentos de rocha, arrancados da chaminé ou de outras partes do vulcão.
Cerca de 450 vulcões entraram em erupção nos últimos tempos, sendo considerados ativos ou latentes; enquanto os vulcões considerados extintos atingem vários milhares.
Há vulcões em constante erupção, como o Stromboli, na Itália; porém, na maioria dos casos, um período curto de atividade é seguido por um período longo de repouso.
De acordo com a natureza da erupção, os vulcões podem ser classificados em 3
tipos: a) explosivos;b) intermediários; c) quietos.
No tipo explosivo, o material expelido consiste principalmente de gases misturados com cinzas, geralmente sem lava. Como exemplos podem ser citados o Krakatoa, situado numa pequena ilha entre Sumatra e Java; e o Monte Pelée, situado na ilha Martinica, nas Antilhas.
Os vulcões das ilhas Hawaí, na Oceania, são do tipo quieto. Como exemplo de
vulcão intermediário pode ser citado o Stromboli, na Itália.
A maior parte dos vulcões ativos e latentes localizam-se num círculo que rodeia o oceano Pacífico, chamado de "cinturão do fogo" ; e também nas regiões mediterrâneas e transasiáticas, no sentido este-oeste.
Na cordilheira dos Andes, os vulcões mais conhecidos são o chimborazo e o Cotopaxi.
O vulcão mais famoso é o Vesúvio, situado perto da costa da Baía de Nápolis, na Itália. No ano 79 da nossa era, entrou em violenta erupção, que sepultou as cidades de Pompéia e Herculano.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO