"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

                       a) O que é Olimpo?
                       Olimpo é  nome de um maciço montanhoso da Grécia, com pico de 2.911 metros de altitude, situado na parte norte da Tessália, próximo ao mar Egeu. Os antigos gregos localizavam nessas montanhas a morada dos deuses.
                       b) Por que os pássaros  voam em formação de V?
                 Porque a formação em V ajuda a economia de energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar, facilitando o voo para os outros. Quando os que estão na frente se cansam, eles são substituídos por outros menos cansados.
                       c) Por que a abelha morre depois de picar uma pessoa?
                  A abelha operária, encarregada da proteção da colméia, tem um ferrão provido de pequenas farpas, o que impede que seja retirada com facilidade da pele humana. Depois de dar a ferroada, a abelha tenta escapar, mas por causa das farpas, a parte posterior do abdome, onde se localiza o ferrão, fica presa na pele da pessoa picada e, por isso, a abelha morre.
                     d) É verdade que as cigarras cantam até explodir?
                      Não é verdade. Como elas deixam a casquinha vazia nas árvores, depois de saírem do casulo, as pessoas menos esclarecidas pensam que elas cantam até explodir.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO