"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lições de Geração para Geração - Erick Tedesco

Aprendendo com o "Voinho" - Volume I
Aprendendo com o "Voinho" - Volume II


Aprendendo com o "Voinho" - A TRIBUNA - 21/07/2009


Obra foi organizada pela escritora Ivana Maria de Negri e contém verbetes sobre assuntos variados como ecologia, folclore e esportes.
A sabedoria dos mais velhos repassada para filhos, netos e bisnetos em forma de palavras. É por meio da literatura que Geraldo Victoriano de França, carinhosamente conhecido no âmbito familiar como Voinho, transmite conhecimentos para outras gerações. O resultado está na obra “Aprendendo com o Voinho”, cujo segundo volume foi lançado em Piracicaba no sábado passado, 18, na Casa do Médico. A Degaspari é a editora responsável pela publicação. “A ideia surgiu de um passatempo do meu pai”, conta a organizadora da obra e filha, Ivana Maria de Negri. Atualmente com 83 anos, Geraldo Victoriano é engenheiro agrônomo aposentado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), na área de solos e foi colaborador da “Enciclopédia Agrícola Brasileira”, editada pela USP em seis volumes.No entanto, o conteúdo do mais recente trabalho publicado não está apenas relacionado a questões da terra. De acordo com Ivana, além de verbetes sobre ecologia, preservação do meio ambiente e curiosidades do reino mineral, vegetal e animal, o segundo volume de “Aprendendo com o Voinho” também aborda curiosidades da língua portuguesa, origem dos nomes, assuntos variados sobre mitologia, folclore, história, geografia, ciências, astronomia e esportes. “Tem um pouco de tudo, e foi uma forma que ele encontrou de repassar aos descendentes a sabedoria adquirida”, completa ela sobre a ideia da obra. “Ele enviava diariamente mensagens pela internet, e diante de um conteúdo tão rico e que poderia ser útil a mais pessoas além da família, resolvi juntar tudo e montar um livro”.O volume 2 foi editado com 197 páginas e com um acabamento superior em relação ao primeiro, informa a organizadora do livro. “O volume 1 foi menor, distribuído apenas para amigos e familiares, mas muito disputado”, conta. O novo ainda tem fotos, desenhos e origamis feitos pelos próprios netos e bisnetas de Geraldo Victoriano. “Todos deram sua contribuição. A capa dos dois volumes foi criada pelo neto caçula, Matheus de França Cabrini de 12 anos”, exalta Ivana. Apesar do caráter infantil invólucro na concepção da obra, segundo Ivana, “Aprendendo com o Voinho vol. 2” apresenta uma linguagem acessível e interessante para todas as idades. “E como vasto material continua a ser produzido, haverá continuidade, uma enciclopédia, talvez”, revela.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO