"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Civilização Inca


CONHECENDO A CIVILIZAÇÃO INCA
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os Incas eram um povo nativo que habitava o oeste da América do Sul, antes do descobrimento da América por Cristóvão Colombo.Quitto era a capital política e Cuzco, o centro religioso. Era um povo essencialmente agrícola, que atingiu um razoavel estágio de desenvolvimento. Construiram terraços ( degraus ) nas encostas íngremes dos Andes, onde praticavam a agricultura evitando, assim, a erosão do solo.
Uma redede estradas de estradas ligava os centrod vitais do Império Inca, que se estendia desde o norte do Equador, através do Peru até a Bolívia. Um grande exército e um sistema de fortalezas mantinham a ordem. A organização social baseava-se num sistema de classes sociais e conferia papel importante ao Estado. A religião era centralizada e os deuses locais eram respeitados, mas subordinados ao culto do Sol.
Os Incas desenvolveram tecnologia que incluia fábricas e ateliês de produção de cerâmica, têxteis e artefatos de metal com belas decorações. A arquitetura incluia a construção com pedras precisamente encaixadas. As ruinas de Machu Pichu , nos altiplanos dos Andes, perto de Cuzco, constituem um bom exemplo, aliás considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget