"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 19 de junho de 2010

As Florestas Naturais

CONHECENDO AS FLORESTAS NATURAIS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Floresta é uma associação vegetal complexa, com predominância de árvores, ocupando grande extensão territorial. É um ecossistema no qual vivem, em equilíbrio, árvores, arbustos, ervas epífitas e animais silvestres. São encontradas em várias partes do mundo, porém não existem florestas nas regiões muito frias ou secas.
Em escala mundial, existem três tipos de florestas:a) floresta tropical;b) floresta subtropical; c) floresta temperada.
1. Floresta tropical.É a de maior biodiversidade , praticamente distribuida entre os trópicos de Cancer e de Capricórnio. Apresenta três ou mais andares: a) o das árvores muito altas ( da ordem de 40 - 50 metros de altura ); b) o das árvores altas ( 20 - 30 metros ); c) o das árvores baixas e arbustos ( menos de 20 m ). Ocupam as áreas onde a precipitação pluviométrica é superior a 1.500 mm e a estação seca é inferior a três meses. Predominam as espécies latifoliadas ( folhas largas ) e perenifólias ( folhas perenes ). Encontra-se na Amazônia, na bacia do Congo , no sudeste da Ásia, etc.
2. Floresta subtropical. É a floresta das regiões temperdas e de transição tropical/temperada, com predominância de carvalhos, abetos e faias, como na Europa ocidental. No brasil, pode-se citar a Mata de Araucária da região Sul, ocupada principalmente
pelos pinheiros- do-Paraná e, secundariamente, por imbuia e erva-mate.
3. Floresta temperada. É formada principalmente por Coníferas, sendo encontrada na Rússia e na Sibéria, onde é chamada " taiga ", e também no Canadá.
As florestas vêm sendo exploradas intensivamente, para a produção de madeira para serraria e para fabricação de papel.
A importância das florestas reside não só na produção de madeira e outros produtos florestais, mas também no equilíbrio ecológico - abrigo da vida silvestre e conservação do solo e da água.
Esforços vêm sendo realizados visando o reflorestamento, ou seja, o plantio de florestas artificiais com finalidades comerciais.

Um comentário:

Richard Mathenhauer disse...

Ora, ora!
Ao voltar da minha viagem a trabalho encontro o blog com nova cara, mas com o mesmo conteúdo rico! Parabéns pela mudança!

Abraços,

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO