"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 24 de julho de 2010

Plantas com Acúleos ou Espinhos

CONHECENDO AS PLANTAS COM ACÚLEOS OU ESPINHOS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Acúleo é uma formação epidérmica com aspecto de espinho, encontrada em caules (roseira ) ou em folhas ( joá-bravo ). Distingue-se do espinho por ser facilmente destacável e não possuir elementos condutores.
Espinho é parte de um caule ou folha, modificada e transformada em ponta aguda e rija. O espinho difere do acúleo por sua inserção profunda e por estar ligado ao sistema vascular da planta ( laranjeira ).
Muitas plantas trepadeiras sobem com o auxílio de acúleos ou espinhos, que se prendem ao suporte. Como exemplos podem ser citadas: roseira, primavera, unha-de-gato, etc.
Dentre as plantas frutíferas, além dos Citrus ( laranjeira, limoeiro, etc. ), o abacaxi apresenta folhas estreitas armadas de espinhos.
As Cactáceas possuem epiderme espessa eriçada de espinhos, que reduzem a perda de água por transpiração e impedem os animais herbívoros de comê-las.
Várias plantas espinhentas são usadas para a formação de cercas vivas, tais como: coroa-de-cristo, limão trifoliata, buxinho, ligustro.

Um comentário:

Richard Mathenhauer disse...

"Acúleos".
Uma palavra perfeita para poesia.

Abraços,

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget