"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 22 de agosto de 2010

Conhecendo as aves que não voam

CONHECENDO AS AVES QUE NÃO VOAM
Geraldo Victorino de França (Voinho)

De modo geral, as aves são animais vertebrados, com o corpo revestido de penas, com dois pares de membros: os anteriores transformados em asas para voar; e os posteriores adaptados para caminhar, empoleirar ou nadar.
Entretanto, existe grande número de aves que perderam a capacidade de voar e adaptaram-se à vida aquática ou terrestre. Destas, o grupo mais importante é constituído pelos avestruzes, emas, casuares da Austrália e kiwis da Nova Zelândia.Outro grupo de aves não voadoras é constituído por perdizes, nhambus, jaós e macucos, muito comuns no Brasil; suas asas são diminutas e atrofiadas.Há ainda outro grupo, representado pelos pingüins, nos quais as asas transformaram-se em aletas apropriadas para nadar. Finalmente, há ainda um grupo de aves com pouca aptidão para o voo, incluindo: codorna, galinha, pavão, peru, etc.

2 comentários:

Rogério disse...

Muito bom. Meu filho está no 1 ano e nåo fazia idéia onde encontrar nome de aves que nao voam.

Anônimo disse...

Bacana :P

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO