"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Conhecendo os Asteróides

CONHECENDO OS ASTERÓIDES
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os asteróides são pequenos planetas cujos diâmetros são inferiores a 1.000 km, sendo conhecidos alguns milhares desses corpos celestes secundários. A maioria deles se localiza entre Marte e Júpiter, no chamado " cinturão de asteróides ".
O maior deles é Ceres, que possui um diâmetro de 940 km. A maioria dos asteróides tem diâmetro inferior a 50 km. Os mais conhecidos são: Ceres, Palas, Vesta e Juno.
Devido ao movimento de translação dos asteróides em torno do Sol, uma exposição fotográfica de 1 hora é suficiente para identificá-los como pequenos traços, ao passo que as estrelas aparecerão como pontos.
Dos asteróides conhecidos, o que mais se afasta do Sol é Hidalgo, que chega à
distância de 1.430 milhões de quilômetros; e o que mais se aproxima do Sol é Ícaro, que chega a menos de 30 milhões de quilômetros.
Os astrônomos acreditam que os asteróides constituem uma classe corpos celestes primitivos que " sobraram " durante a formação do sistema solar.
Cumpre esclarecer que recentemente, os astrônomos rebaixaram Plutão, que era considerado o menor planeta, para a categoria de asteróide, passando a ser o maior asteróide, com 2.302 km de diâmetro.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget