"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS – 14


Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) A Caverna dos Dinossauros, nos Estados Unidos, é o mais famoso cemitério de dinossauros. Nela se encontram todas as espécies, a partir do diplodocus, que tem 28 metros de comprimento, passando pelo brontossauro e pelo alossauro, até chegar ao laossauro, de apenas 2 metros. Nela foi construída uma sala acessível aos visitantes, tendo uma das paredes, formada pela rocha natural, cheia de fósseis.
b) Vila Velha é um importante conjunto de formas rochosas entalhada pela erosão, que lembra uma cidade em ruínas. Localizada no município de Ponta Grossa ( PR ), é um importante centro turístico. As curiosas formas de erosão resultaram do trabalho das águas pluviais sobre arenitos glaciais, dispostos em camadas e cortados por uma série de diáclases ( fendas através dos blocos rochosos ), Essas fendas , alargadas pela ação das águas, dão origem a depressões que se cruzam, sugerindo o cruzamento de ruas e avenidas de uma cidade.
c) A Islândia é uma ilha situada no Atlântico Norte, tradicionalmente ligada à Europa, constituída inteiramente de materiais de origem vulcânica: lava, pedra-pome, tufos vulcânicos e cinzas. Encontram-se nela cerca de 20 vulcões em atividade e numerosos geisers e fontes termais.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget