Desenho a lápis de cor de Geraldo Victorino de França Júnior |
Geraldo Victorino de França ( Voinho)
Os pássaros constituem a ordem Passeriformes, uma das 27 ordens da classe Aves. É a ordem mais numerosa, com cerca de 5.700 espécies, que representam mais de 50% do total de espécies de aves.
Caracterizam-se não só pelo tamanho, geralmente reduzido, como também por certos caracteres, tais como: a) bico com ceroma na base; b) dois pés com três dedos dirigidos para diante e um para trás; c) tarso ( parte posterior do pé ) sem penas, etc.
Os machos são, em geral, maiores que as fêmeas. O bico tem tamanho e feitio muito variáveis, desde o do curió e do bicudo, que é curto e grosso, até o de certos arapaçus, que é fino, longo e encurvado. É quase ilimitada a diversidade da plumagem, tanto na forma e disposição das penas, como no colorido, destacando-se a cauda longa e bifurcada da tesourinha, o majestoso topete do leque e o colorida variegado da saíra.
Os pássaros geralmente constroem seus ninhos a céu aberto, no solo ou nos galhos das árvores, utilizando palha de capim, gravetos, pequenas raízes, etc. A máxima perfeição se encontra entre os que fazem os ninhos em forma de longas bolsas pendentes, como o japu, ou com terra úmida, como o joão-de-barro.
O regime alimentar é diversificado, pois nele predominam ora produtos vegetais, como frutos, sementes e néctar, ora produtos animais, principalmente insetos adultos e suas larvas.
De acordo com a anatomia da garganta, há pássaros que gritam como: araponga, bem-te-vi, etc.; e há os que cantam, como sabiá, rouxinol, canário, pintassilgo, etc. Frequentemente, os pássaros canoros são aprisionados e mantidos em gaiolas, para deleite de seus aprisionadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário