"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 22 de maio de 2012

CONHECENDO OS ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

       Dá-se o nome de veneno a toda substância de qualquer natureza ( animal, vegetal ou mineral ) capaz de causar transtornos, comprometendo as funções vitais do organismo. Sendo a substância de natureza animal, é referida como "peçonha".
O adjetivo peçonhento, porém, é restrito aos animais que secretam substâncias tóxicas com a finalidade de utilizá-las como arma de ataque ou defesa e que possuem a aparelhagem necessária, especializada, para efetuar a inoculação.
       Como venenosos são alistados somente somente os animais que dispõem de secreções tóxicas, mas lhes faltam órgãos especializados para a sua inoculação
         Peçonhentos são, portanto, as aranhas, as lacraias, os escorpiões e as  cobras providas de aparelho inoculador de peçonha (cascavel, jararaca, urutu, naja, coral venenosa). Como animais venenosos são alistados os sapos, alguns peixes  e as cobras que, embora secretem peçonha, não podem utilizá-la por falta de aparelho inoculador ( jibóia, píton ).

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO