"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 15 de maio de 2012

CONHECENDO OS CONCEITOS DE TERRA


Geraldo Victorino de França (Voinho)

             Embora os dicionários registrem  os termos terra e solo como sinônimos, na verdade terra é um termo mais amplo, usado em várias ciências com significados diferentes.
           Em Astronomia, Terra é o nome do planeta do sistema solar no qual vivemos.
           Em Geografia, é o nome dado à parte sólida da superfície da Terra, em oposição à parte líquida ( oceanos, mares e lagos ).
          Em Economia Rural, terra é um fator de produção, juntamente com capital e trabalho.
O fator terra inclui: terra nua ou solo, benfeitorias e cobertura vegetal (culturas, pastagens,
florestas ).
         Em Pedologia ( estudo do solo ), terra é o material solto, formado por partículas minerais, misturado com restos vegetais e animais em decomposição (matéria orgânica) que, juntamente com o ar e a água, constituem o solo. Portanto, ficam excluídos os afloramentos de rochas e as pedras ou fragmentos de rochas.
           Em Agricultura, terra é o meio de crescimento para as plantas. Nesta acepção, o termo terra é mais amplo do que solo, abrangendo este mais o ambiente onde ele ocorre.  Portanto, inclui também o clima, o relevo, a hidrografia, a vegetação e ainda os resultados da atividade humana como, por exemplo, melhoramentos introduzidos (benfeitorias, drenagem artificial) e eliminação ou controle de resultados adversos (erosão, salinização).
Sob o ponto de vista agrícola, as terras abrangem diferentes tipos de solos, com diferentes propriedades físicas e químicas (cor, textura, estrutura, profundidade, fertilidade, declividade, susceptibilidade à erosão, etc. ), de modo que possuem diferentes capacidades de uso. Assim, costuma-se classificá-las em três grupos: a) terras próprias para culturas e outros usos; b) terras impróprias para culturas, mas adequadas para pastagens e reflorestamentos; c) terras impróprias para uso agrícola, podendo servir apenas para recreação e abrigo da vida silvestre  

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO