"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 8 de maio de 2012

CONHECENDO OS TIPOS DE CLIMA



Geraldo Victorino de França (Voinho)

O clima de uma região é o conjunto de fenômenos meteorológicos ( nebulosidade,
temperatura, umidade do ar, chuva, vento, etc. ) que se sucedem durante um longo período;  e tempo é a sucessão desses fenômenos durante um curto período. Portanto, o clima é a sucessão de vários tempos, enquanto tempo é o estado momentâneo da atmosfera.
             O clima é importante porque influi na vida de todos os seres vivos, sejam vegetais, animais ou o próprio homem, tanto na sua  distribuição como nas suas atividades.
           Existem várias classificações climáticas. A mais antiga deve-se aos gregos, que  consideravam três tipos: a) climas quentes; b) climas temperados; c) climas frios.
          Atualmente, a classificação mais aceita é a de Köppen, baseada nas médias  anuais e mensais de temperatura e precipitação (chuva). Reconhece 5 tipos principais de climas identificados pelas primeiras letras do alfabeto, em maiúsculo: a) clima A - tropical chuvoso, com todos os meses com temperaturas médias superiores a 18 graus centígrados; b) clima B – clima árido ou seco, com precipitação média anual inferior a 250 milímetros; c) clima C - temperado chuvoso, com temperatura média do mes mais frio inferior a 18 graus e superior a -3 graus; d) clima D - boreal chuvoso, com temperatura média do mês  mais frio inferior a -3 graus e a do mês mais quente superior a 10 graus; e) clima E- polar, com temperatura média de todos os meses inferior a 10 graus.
                Os climas úmidos ( A, C e D ) são sub-divididos de acordo com a repartição estacional das chuvas: s - seca de verão e chuvas de  inverno; w - chuvas de verão e seca de inverno; f - chuvas em todas as estações.
                Os climas secos ou B se desdobram  em : Bs ( semi-árido ) e Bw ( árido ).
                 Como exemplos, podem ser citados:
                 a) clima Af - quente e úmido, com chuvas abundantes e bem distribuidas: região Amazônica.
                 b) clima Cw - quente com chuvas de verão e inverno seco: Brasil Central.
                 c) clima Bs - semi-árido e quente: Nordeste Brasileiro.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO