"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 31 de maio de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL – 11



Geraldo Victorino de França (Voinho)

              a) As formigas cortadeiras ( saúva, quenquem ) não se alimentam diretamente das folhas que cortam e levam para o formigueiro; e sim, de um fungo que elas cultivam, isto é, que é  alimentado pelos fragmentos de folhas carregados para dentro do formigueiro.
            b) A toupeira é um mamífero insetívoro ( que come insetos ) e fossador, que constroem tocas complexas, cheias de galerias. Uma espécie da América do Norte - " toupeira de nariz estrelado" - possui tentáculos sensíveis no focinho, os quais servem para localizar os insetos dos quais se alimenta.
             c) A joaninha é um pequeno besouro que, tanto na fase larval como na fase adulta, se alimenta de cochonilhas, que são insetos pequenos e moles, sugadores da seiva das plantas.
Assim, a joaninha torna-se um inseto útil.
            d) O espadarte ou peixe-espada é um peixe marinho, grande e muito feroz, que pode atingir 4 metros de comprimento. Possui  o maxilar superior prolongado em forma de lâmina de bordos cortantes, com a qual ataca outros peixes, cortando-os em pedaços.
            e) O polvo é um molusco cefalópode (pés na cabeça ), marinho, que possui oito
tentáculos providos de ventosas rodeando a boca; esta tem um par de fortes mandíbulas córneas em forma de bico, que é um aparelho mastigador. É carnívoro, atacando crustáceos e outros moluscos.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget