"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 3 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS -1


Geraldo Victorino de França ( Voinho)

a) Lago Titicaca - situado nos Andes Centrais, entre o Peru e a Bolívia, a uma altitude de 3.850 m acima do nível do mar, ocupando uma área de aproximadamente 8.000km, com
uma profundidade máxima de 280m.
     b) Delta do Nilo. O rio mais extenso do mundo, situado no nordeste da África, desemboca no mar Mediterrâneo por meio de um vasto delta triangular,formado à jusante da cidade do Cairo, no qual se destacam dois braços: o de Rosetta e o de Damietta, intercalados por vários canais naturais. É uma grande planície aluvial, rodeada por desertos,mas que se destaca pela fertilidade de suas terras, justificando a célebre frase: " O Egito é uma dádiva do Nilo ".
     c) Ilha do Bananal - maior ilha fluvial do Brasil, situada na parte ocidental  do Estado do Tocantins e formada por  uma bifurcação do rio Araguaia, que emite pela margem direita o chamado " braço menor ". A ilha estende-se por 320km no sentido norte-sul e mede, em seu trecho mais largo, cerca de 70km.
       d) "Grand canyon do Colorado". Nome  dado ao grandioso vale em garganta escavado pelo rio Colorado na região  nordeste do Estado do Arizona ( Estados Unidos ), cuja beleza não pode ser descrita. O rio foi aprofundando o seu leito, através dos tempos, produzindo escarpas que chegam a ter 1.500 - 1.800m de altura, no fundo das quais corre como uma fita prateada e tortuosa.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO