"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 24 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS – 9

Himalaia


Geraldo Victorino de França (Voinho)

a)      Os pontos culminantes dos vários continentes são os seguintes:

           Pico                Altitude ( m )        Continente
       
       Everest                   8.840                 Ásia
      Aconcágua             7.040            América do Sul
       Mc Kinley              6.192         América do Norte
       Kilimanjaro            5.895               África
       Monte Branco        4.810               Europa

          Observação: além do Everest,  a  Cordilheira do Himalaia possui mais 27 picos  com altitudes maiores que 7.000m, superando o Aconcágua da Cordilheira dos Andes.
      b) Considerando a Austrália como continente,  a maior ilha do mundo é a Groenlândia, com 2.175.600 quilômetros  quadrados.
       c) A floresta amazônica é a maior floresta das regiões tropicais, ainda pouco devastada. Nela predominam árvores de ambiente (higrófilas), de folhas largas (latifoliadas ) e de folhas  perenes (perenifólias). Exemplos: seringueira, mogno, sumaúma, etc.
      d) A maior floresta das regiões temperadas é a taiga, já bastante devastada e que se encontra no norte da Europa e da Ásia, logo abaixo da tundra (vegetação das regiões frias). A taiga se caracteriza pela predominância de Coníferas, plantas adaptadas às condições de inverno frio e seco: as folhas são pequenas  e duras (aciculifoliadas) ou caducas (caducifólias ), visando reduzir a perda de água por transpiração. São árvores típicas da taiga: pinheiro, epícea, abeto, cedro, lariço, etc.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget