"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CONHECENDO O CICLO HIDROLÓGICO



Geraldo Victorino de França (Voinho)

  A transferência de água da terra ( solo, organismos vivos, rios, lagos e oceanos ) para a atmosfera ( nuvens ) e desta novamente para a terra é chamada de ciclo hidrológico ( de hidros = água, logia = estudo ). A importância deste ciclo é devida a dois motivos: a) o grande volume de água existente na Terra; b) a quantidade de água existente nos organismos vivos. Como se sabe, mais de 3/4 partes da superfície da  Terra são cobertas por água; sendo que o principal constituinte dos organismos vegetais e animais ( inclusive o homem ) é a água, em proporções  que atingem 70-75%.
        O ciclo hidrológico compreende os fenômenos de evaporação da água do solo e das superfícies líquidas e transpiração dos seres vivos, que resultam na formação de nuvens. O vapor d'água contido nas nuvens sofre condensação e ocorre a precipitação, seja na forma líquida ( chuva, orvalho, nevoeiro ), seja na forma sólida ( neve, granizo ). A seguir, repete-
se a mesma seqüência de fenômenos.
      O ciclo hidrológico costuma ser dividido em dois: a) grande ciclo, representado pelas enormes massas de vapor dos oceanos que, graças aos ventos alíseos, são transportadas  para os continentes; b) pequenos ciclos, determinados pela evaporação da água do solo, dos
rios, lagos e pântanos, pela transpiração dos seres vivos, pela formação de nuvens e pelo retorno da água à terra, através de uma das  formas de precipitação. 

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget