"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CONHECENDO OS FRUTOS BOTANICAMENTE



Geraldo Victorino de França ( Voinho)

Do ponto de vista botânico, fruto é o órgão vegetal resultante do desenvolvimento  do ovário da flor, após a fecundação; e os óvulos contidos no ovário transformam-se  em  sementes.
     A parte essencial do fruto é, evidentemente a semente, responsável pela propagação das plantas superiores.
    O fruto é chamado deiscente quando se abre para liberar a semente madura  ( vagem do feijão ); e indeiscente quando não  se abre ( maçã ).
     Os frutos deiscentes e indeiscentes, por sua vez, subdividem-se em secos ( noz )  e carnosos ( mamão ).
       Os frutos indeiscentes secos podem ser dos tipos: aquênio, núcula, cariópse; os carnosos são: baga e drupa.
      Chama-se aquênio o fruto seco  e indeiscente em que a semente única se prende à parede do fruto em um só ponto ( girassol ).Quando a parede do fruto é lenhosa e o fruto pequeno, este  é chamado núcula ( noz, amêndoa ). O fruto denominado cariópse apresenta  a  semente soldada com a parede do fruto ( cereais ). As bagas são frutos carnosos indeiscentes, freqüentemente com várias sementes ( uva, tomate ). Já a drupa é um fruto carnoso com caroço  ( pêssego, manga ).
        Os frutos deiscentes seco são: folículo, legume, cápsula; os carnosos são representados pela cápsula carnosa.
       O folículo é um fruto seco deiscente que se abre pela sutura do único carpelo de que é formado, podendo conter uma ou mais sementes. O legume é semelhante ao anterior, com número variável de sementes ( vagem de feijão ). A cápsula  é um fruto deiscente, em geral  com várias sementes ( algodão ). A cápsula carnosa é típica das Cactáceas.
          Dá-se o nome de infrutescência ao fruto originado das diversas flores de uma inflorescência ( abacaxi, figo ); e de pseudo-fruto àquele que, procedente de uma única flor, tem desenvolvida qualquer outra parte que não o ovário; por exemplo, o pedúnculo, no caso  do caju.
           Popularmente, os frutos comestíveis são chamados de " frutas ".

Um comentário:

Maria Rodrigues disse...

Excelente post.
Um abraço
Maria

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget