"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CONHECENDO A FLORA DA ÁFRICA



Geraldo Victorino de França (Voinho)

              A vegetação natural da África, embora retrate a influência do clima, tem sofrido a ação do homem, como em outros continentes. As principais formações vegetais são as seguintes:
             1. Floresta tropical úmida. Na bacia do rio Congo e nas margens do mar da Guiné, a pluviosidade é alta e ocorre uma floresta densa e sempre verde, com árvores de grande porte  e presença de cipós e epífitas. Está rodeada  por uma floresta menos densa, com espécies de folhas caducas, com um sub-bosque arbustivo.
              2. Savana. Rodeando as áreas de florestas, onde o clima apresenta uma estação seca prolongada, ocorrem a savana, que consta de uma cobertura de gramíneas altas com árvores esparsas ( baobá, acácias, etc. ).
              3. Estepe. Numa faixa estreita no norte do deserto do Saara, bem como no sul  do continente e na Somália e na Tanzânia, ocorre a estepe, formada por uma cobertura de gramíneas baixas e plantas espinhentas.
              4. Desertos. No norte e no sudoeste da África, ocorrem grandes áreas desérticas,
que ocupam cerca de 40% do continente. O deserto do Saara, situado na parte norte, é o maior deserto do mundo, com pluviosidade muito baixa  e ventos fortes, que causam tempestades de  areia. A vegetação é restrita aos oásis, onde a água subterrânea permite a existência de associações de cactáceas e palmáceas, com destaque para a tamareira.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget