"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 11 de maio de 2013

CONHECENDO OS ACIDENTES GEOGRÁFICOS – II


Geraldo Victorino de França (Voinho)

               9. Vertente. Superfície inclinada que une o divisor de águas ou espigão ao talvegue  ou à orla da planície de inundação ou várzea.
              10. Planalto. Terreno de superfície aproximadamente plana e extensa, que se distingue da planície pela sua maior altitude. Quando de dimensão menor, recebe o nome de chapada. Exemplos: Planalto Central do Brasil; Chapada  dos Guimarães.
               11. Planície. Terreno de superfície aproximadamente plana e extensa, que se distingue do planalto pela sua menor altitude. As planícies podem ser: a) costeiras ou litorâneas; b) continentais. Exemplos: as planícies costeiras do Rio Grande do Sul; o Pantanal Mato-Grossense.
                 12. Geleira. Grande massa de gelo que se forma nas regiões polares, sobretudo na Antártida e na Groenlândia. As geleiras podem deslocar-se, de modo semelhante a um rio;  as que atingem o mar fragmentam-se em grandes blocos chamados " icebergs ".
                  13. Plataforma continental. Nome dado à região submarina de pouca profundidade, que margeia os continentes. Geralmente inclina-se suavemente a partir do litoral até a profundidade de 200 metros; a seguir, o declive aumenta abruptamente, constituindo o talude continental.
                    14. Vale. Depressão alongada, mais ou menos larga, escavada por um rio ao
longo do seu percurso. Compõe-se de um fundo ou talvegue, onde corre o rio, e de vertentes ou encostas laterais. Freqüentemente apresenta uma planície de inundação ou várzea e, às vezes, de terraços fluviais. Exemplo: Vale do Paraíba.
                   Quando exibe formas resultantes de forte erosão, é chamado de " canyon *. Exemplo: Grand Canyon do Rio Colorado, nos Estados Unidos. 

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget