"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CONHECENDO A FLORA DO SOLO


Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Os organismos vegetais que vivem no interior do solo são mais numerosos e, sob certos aspectos, mais importantes do que os  animais. Isto é verdade principalmente no que diz respeito aos estágios finais da decomposição da matéria orgânica, da síntese do húmus e da liberação dos nutrientes minerais, necessários à nutrição das plantas superiores: N, P, K, Ca, etc.
             A macroflora do solo é representada pelas raízes das plantas superiores e, em menor proporção, pelos caules subterrâneos ( bulbos, tubérculos, rizomas ); e a microflora é constituída por: a) algas; b) fungos; c) bactérias; d) actinomicetos.
              As raízes travam o solo, impedindo o seu arrastamento pela erosão; e quando morrem enriquecem o solo em matéria orgânica, importante sob o ponto de vista da fertilidade do solo.
               Dentre as muitas funções dos microorganismos do solo, cabe destaque para: a) bactérias fixadoras do nitrogênio atmosférico, que vivem em simbiose nas raízes das Leguminosas; b) micorrizas, que são associações simbióticas entre as raízes das plantas superiores e determinados fungos do solo, que favorecem a absorção dos nutrientes minerais.

      Os microorganismos fixadores do nitrogênio atmosférico podem ser: a) simbióticos,como os Rhizobium; b) não-simbióticos, subdivididos em: b1) aeróbicos, como os Azotobacter;b2) anaeróbicos, como os Clostridium.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO