"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CONHECENDO AS CIÊNCIAS - 1


Geraldo Victorino de França (Voinho)

              Dá-se  nome de ciência ao conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de seres de seres vivos, de fatos ou de fenômenos, tais como: plantas, animais, homem, matéria, energia, espaço, etc. Como são muitos os campos de estudo, obviamente existem muitas ciências. Conforme os conhecimentos vão se ampliando, as ciências vão se  dividindo em novas especialidades ou disciplinas. A Química, por exemplo, tem mais de 100 especialidades.
        Inicialmente, as ciências podem ser divididas em dois grandes grupos: a) ciências puras ou fundamentais; b) ciências aplicadas.
                 As ciências puras são aquelas  que fazem pesquisas, sem a preocupação de possíveis aplicações práticas. Exemplos: Física, Química, Matemática, Biologia, Geologia, Astronomia, etc.
                As ciências aplicadas são aquelas que visam a aplicação prática dos resultados  das pesquisas. Exemplos: Agronomia, Engenharia, Arquitetura, Medicina, Veterinária, etc.
                  Essa diferença é apenas conceitual, porque na prática elas se confundem. A Medicina, por exemplo, é uma ciência fundamental quando estuda os sintomas e as causas das doenças humanas; e é uma ciência aplicada quando utiliza os conhecimentos adquiridos na prevenção e tratamento das doenças. O mesmo acontece com a Veterinária, que estuda as doenças dos animais ; e com a Fitopatologia, que estuda as doenças das plantas

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget