"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 26 de março de 2014

CONHECENDO AS GRAMÍNEAS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

             Gramíneas é o nome popular atribuído às plantas da família Gramináceas, sem dúvida a mais importante porque inclui várias plantas de grande importância econômica. Geralmente são espécies de pequeno porte  ( com exceção  do bambu ), herbáceas, com raízes fasciculadas ou em cabeleira e caule do tipo colmo, geralmente ôco ( o da cana-de-açúcar é cheio ), dividido em gomos por nós; e folhas longas e estreitas.Abrange cerca de 8.000 espécies. destacando-se:
            1.   plantas alimentícias ( cereais ) - arroz, milho, trigo, aveia, etc.
            2. plantas produtoras de matérias-primas para a fabricação de produtos industrializados: cana-de-açúcar ( cachaça, açúcar e álcool ), cevada ( cerveja, uísque ), milho ( óleo, farinha de milho ).
            3. plantas forrageiras, usada na alimentação dos animais domésticos ( grãos, pastagens, silagem, feno ): milho, cana-de-açúcar, alfafa, capim-colonião, etc.
            4. plantas ornamentais, usadas na formação de gramados de jardins, campos esportivos e taludes: grama-tapete, grama-batatais, grama-bermuda, etc.
            5. plantas de cobertura, usadas na proteção do solo contra a erosão pela chuva: capins e gramas. Essa proteção é proporcionada  de duas maneiras: a) a parte aérea amortece o impacto das gotas de chuva, evitando a desagregação do solo; b) a parte subterrânea ( raízes fasciculadas ) trava o sol, impedindo o seu arrastamento.
             Cumpre mencionar ainda o bambu – uma gramínea de caule lenhoso, com colmos  fibrosos, de diferentes tamanhos, alguns chegando a 30 metros de altura e que são utilizados para várias finalidades.



Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget