"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 12 de maio de 2014

CONHECENDO AS PLANTAS MARINHAS

Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Os cientistas admitem que a vida começou no mar, com o surgimento de organismos simples, unicelulares, chamados algas diatomáceas. Depois, mediante um longo processo  de evolução, foram surgindo outros seres vivos, ocorrendo a diferenciação entre plantas – capazes de realizar a fotossíntese; e os animais, que se  alimentam de plantas ou de outros animais.
              O primeiro grande domínio da vida vegetal no mar é o plâncton - conjunto de minúsculos seres vivos flutuantes, distinguindo-se: a) fitoplâncton - dotado de clorofila, que utiliza a  energia solar para produzir o próprio alimento ( fotossíntese ); b) zooplâncton, não clorofílico, que se alimenta do fitoplâncton. Assim, o fitoplâncton constitui o elo inicial da cadeia alimentar marinha. Algas pluricelulares também são encontradas flutuando na superfície do mar.
                O segundo grande domínio da vida vegetal marinha é a plataforma continental.  Aí, onde a luz solar consegue penetrar, desenvolve-se espessa sopa planctônica. É também o lugar onde brotam plantas de fundo do mar, principalmente algas pluricelulares, aumentando assim, as reservas alimentares de outros seres vivos.
                 O terceiro grande domínio da vida vegetal marinha é representado por litorais e  estuários de rios sujeitos à ação das marés, onde se encontram algas, mangues, palmeiras  e  outras plantas halófitas, isto é, adaptadas  a  ambientes salinos.



Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO