"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PLANTAS PARA AQUÁRIOS E TANQUES


Geraldo Victorino de França (Voinho)

           Aquário é um recipiente com água doce ou salgada, geralmente com paredes de vidro, destinado à criação e observação de animais e vegetais aquáticos, principalmente peixes ornamentais. Geralmente é um local publico, mas também existem aquários domésticos.
          Tanque é geralmente um pequeno açude ou reservatório de água, a qual é utilizada como bebedouro para os animais e/ou para a irrigação de culturas.
           O cultivo de plantas aquáticas em aquários e tanques é recomendável, não só do ponto de vista estético ou ornamental, mas também por sua função biológica, mantendo o ambiente saudável. Atualmente, encontram-se no comércio  imitações feitas de plástico que, por não se estragarem, são bastante duráveis e desempenham perfeitamente a função decorativa, porém são inócuas no tocante à função biológica.
               De acordo com a sua posição em relação ao nível da água. as plantas aquáticas  podem ser divididas em três grupos: a) submersas;  b) flutuantes; c) emergentes.
                As plantas submersas são as mais importantes, por desprenderem oxigênio e manterem a taxa de OD ( oxigênio dissolvido ) em teores saudáveis ( acima de 4 mg/l ). Entre as plantas submersas mais utilizadas podem ser  citadas: cabomba, sagitária, rabo-de-raposa,  samambaia-d'água, etc.
                  Entre as plantas flutuantes, encontram-se: alface d'água, aguapé, salvínia, etc.
                  Entre as plantas emergentes as mais comuns são: flexa d'água, ninféia, vitória-régia, etc.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO