"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 2 de março de 2016

ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS - 5

Geraldo Victorino de França (Voinho)

                 a) Como surgiu a frase " Torre de Babel " ?
                 Segundo a Bíblia, depois do Dilúvio os descendentes de Noé se instalaram na planície de Sinai; e logo começaram a construir uma grande torre para alcançar o céu. Indignado por essa ousadia, Jeová ( ou Deus ), como castigo, semeou a confusão entre eles, fazendo com que passassem a falar línguas diferentes.
Por esse fato, a palavra " babel " passou a significar  confusão, sendo que, originalmente, babel significava " perto de Deus ".
                b) De onde veio o nome hipopótamo?
                A palavra hipopótamo vem do grego " hipo " = cavalo e " potamos " = rio. Portanto, significa cavalo do rio. Todavia, o hipopótamo não tem parentesco com o cavalo, e sim, com o porco.
                c) Por que os italianos são chamados de carcamanos ?
                O apelido é bem antigo e vem do fato de que os italianos que vendiam produtos alimentícios  costumavam colocar a mão na balança para aumentar o  peso da mercadoria. Por isso, passaram a ser chamados de calca ( do verbo calcar ) e mano ( mão em italiano ), que depois passou a carcamano.
                d) O que " camelô " tem a ver com camelo ?

                 Absolutamente nada. Camelo vem do latim " camelus " e " camelô " é uma palavra francesa que se aplica ao mercador que apregoa a venda na rua, ilegalmente, de produtos de pouco valor.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget