"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

CONHECENDO OS PINHEIROS

Coníferas do Canadá




Geraldo Victorino de França (Voinho)

                 Pinheiro é a denominação genérica dada às árvores coníferas , pertencentes à família Pináceas. Os pinheiros verdadeiros pertencem ao gênero Pinus, compreendendo cerca de 90 espécies, apresentando folhas aciculifoliadas ( em forma de agulhas ) e frutos do tipo cone ( pinha ), contendo várias sementes ( pinhões ).
                 Diversos pinheiros são cultivados como plantas ornamentais, bem como para a produção de madeira, resina ( terebentina ) ou polpa para a fabricação de  papel.
                 Numa plantação florestal de pinheiros, geralmente são feitos cortes sucessivos, iniciados entre 7 e 8 anos, até o corte final para madeira.
                 No Brasil, denomina-se pinheiro-do-Paraná uma outra conífera, pertencente ao gênero Araucaria. Nativo da região sul do Brasil, o pinheiro-do-Paraná é muito cultivado por causa da sua excelente madeira.
                 No Chile ocorre outra espécie de pinheiro do gênero Araucaria, porém pertencente a outra espécie - Araucaria imbricata, enquanto que o pinheiro brasileiro pertence à espécie Araucaria angustifólia.

                Quanto ao rendimento, o pinheiro brasileiro fornece em média, aos 15 anos, cerca de 400 m3 de polpa para celulose e, aos 30 anos, ao redor de 800 m3 de madeira para serraria.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO