"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 28 de março de 2018

CONHECENDO A RELAÇÃO PLANTA x AMBIENTE




Geraldo Victorino de França (Voinho)

           Dependendo do clima e do solo, as plantas  são obrigadas a adaptar-se, de modo que a vegetação natural acaba refletindo as características ambientais das regiões em que se desenvolvem. Como as características do clima e do solo são muito variáveis, resulta grande diversidade de vegetação natural, que varia desde a escassa vegetação dos desertos ( escassez de água ), até as pujantes florestas dos trópicos úmidos.
             Nos climas áridos e semiáridos, prevalecem as plantas xerófitas, isto é, adaptadas à escassez de água. São plantas com adaptações no sentido de economizar água, facilitando a sua absorção do solo ( raízes profundas ), seja diminuindo a transpiração ( folhas recobertas por cera ou verniz, ou folhas substituídas por espinhos ).
           Nos climas úmidos, as plantas são chamadas hidrófitas, não necessitando grandes adaptações. Nos climas úmidos e temperados tende a se formar a floresta de coníferas; e nos climas úmidos e quentes, a floresta latifoliada  ( folhas largas ).
           Nos climas onde as variações de precipitação são acentuadas, as plantas são chamadas tropófilas: na estação seca perdem as folhas e adotam características de xerófitas, enquanto na estação chuvosa desenvolvem as folhas, florescem e frutificam. A tendência é desenvolver-se as savanas nos climas quentes  e  as estepes nos climas temperados.
            Nos climas frios, com subsolo permanentemente congelado ( permafrost ), desenvolve-se a tundra ( musgos e líquens ).
            As plantas também se adaptam ao solo, se é raso ou profundo, se é fertil ou não. Assim, em solos de baixa fertilidade, por exemplo, formam-se os campos e os cerrados.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO