"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

CONHECENDO OS CANHÕES

(foto Google)


Geraldo Victorino de França (Voinho)

                 A palavra canhão tem dois significados: a)  peça de artilharia; b) vale profundo e escarpado, também chamado " canyon " ou desfiladeiro.
                 Aqui, vamos tratar do segundo caso, ou seja, um acidente geográfico. É definido como um vale  muito profundo e encaixado entre rochas, com vertentes quase verticais, formando uma série de degraus ou  patamares. Geralmente se formam em rochas sedimentares, por efeito da erosão pelas águas turbulentas, à jusante de cachoeiras. O exemplo clássico é o do rio Colorado, no sudoeste dos Estados Unidos, chamado " Grand Canyon ". Apresenta dimensões espetaculares, com desníveis entre 1.000 e 1.600 metros, entre a superfície do planalto e o fundo da calha, expondo camadas de rochas de diferentes formações geológicas. É ponto de atração turística.
                No Brasil, temos dois bons exemplos:a) o canhão do rio São Francisco, à jusante da Cachoeira de Paulo Afonso; b) o canhão do rio Iguaçu, situado à  jusante das cataratas desse rio, conhecido como " Garganta do Diabo ".
                Também existem canhões submarinos, entalhados no talude continental, que constitui a borda exterior e íngreme da plataforma continental;

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO