"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CONHECENDO A LENDA DO CURUPIRA



Geraldo Victorino de França (Voinho)

                       O Curupira é uma criatura do folclore brasileiro. É geralmente representado como um menino escurinho, de cabelos compridos e vermelhos, com os pés invertidos - dedos para trás e calcanhares para frente. É o protetor das árvores e dos animais que habitam as florestas, espantando os lenhadores e os caçadores..
                      Não é um gênio bom, é antes enganador. Seus pés virados para trás deixam rastros falsos no chão, iludindo os perseguidores.
                       Engana-os com assobios e sinais falsos, sendo considerado um " gênio da mentira ". Gosta de fumo e pinga; e tem medo da cruz, mudando de itinerário se encontra alguma.
                      Por sua vez, os lenhadores e caçadores procuram suborná-lo com oferendas deixadas em lugares estratégicos.
                      A sua lenda é bastante difundida no Brasil e nos países vinhos, mas suas características variam . Em algumas versões o Curupira; em outras, tem orelhas enormes ou é totalmente calvo, podendo ou não, portar um machado.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO