"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 9 de julho de 2019

CONHECENDO A COMPETIÇÃO ENTRE SERES VIVOS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

               Dá-se o nome de competição à situação em que dois ou mais organismos competem por um recurso natural que está presente em quantidades limitantes para o seu desenvolvimento. Pode ocorrer tanto entre plantas como entre animais.
                  As plantas, por exemplo, competem por: a) água e nutrientes minerais do solo; b) luz solar para a realização da fotossíntese. Nas regiões frias a competição maior é por luz, ao passo que nas regiões pouco chuvosas a competição maior é por água.
             Numa associação vegetal, como por exemplo  uma floresta, estabelece-se grande competição em busca de luz solar, resultando a formação de dois ou mais andares, distinguindo-se plantas dominantes e plantas de sub-bosque.
           Os animais geralmente disputam um território para garantir abrigo, alimentação e reprodução. Nas espécies polígamas, somente o macho vencedor consegue acasalar-se e reproduzir. Também há muita competição por alimento.
                 Convém lembrar que nas plantações feitas pelo homem, normalmente são feitas capinas periódicas, necessárias para evitar a concorrência das ervas daninhas

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO