"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 11 de abril de 2010

A Lenda de Amon


CONHECENDO A LENDA DE AMON

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Amon é uma divindade da mitologia egípcia, deus do Sol e patrono de Tebas. No começo, Amon era apenas conhecido como deus do vento. Com o passar do tempo, foi reconhecido como um dos mais importantes deuses do antigo Egito, considerado como o " Grande Pai ", criador de todos os outros deuses.
Amon é representado às vezes com corpo de homem e cabeça de carneiro, fisionomia humana e chifres recurvados ( seu símbolo ); e outras vezes , como um homem com duas plumas compridas sobre a coroa. Os faraós eram considerados como sua encarnação. Os
seus principais templos ficavam em Karnak e em Luxor.
Amon passou a ser venerado em todo o Egito e, posteriormente identificado com o deus-sol Rá. Tomou então o nome de Amon-Rá e tornou-se divindade nacional. Foi comparado com Zeus dos gregos e com Júpiter dos romanos.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO