"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Lenda de Ísis

CONHECENDO A LENDA DE ÍSIS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Isis é uma divindade da mitologia egípcia, filha de Seb e Nut, irmã e esposa de Osiris.
Segundo a lenda, quando seu irmão Set matou e despedaçou o corpo de Osiris, espalhado-os por todo o Egito, foi Isis quem procurou os pedaços do corpo do seu amado e os reuniu novamente, realizando o ritual que o trouxe de volta à vida.Isso lhe conferiu o título de deusa da morte e dos rituais fúnebres. Após esse fato, ela engravidou de Osiris e teve o filho Horus.
Quando Horus cresceu, ele pode vingar a morte de seu pai e se tornou o primeiro governante de um Egito unificado.
Isis foi a mais importante e poderosa deusa egípcia. Seu culto chegou até mesmo ultrapassar as fronteiras do Egito, se espalhando por toda a Europa, na época do Império Romano.

Um comentário:

Diretoria disse...

Interessante informar sobre as lendas mitológicas. Na realidade elas são o retrato potencializado das virtudes e fraquezas humanas contadas de uma forma metafórica. Os adolescentes precisam conhecer um pouco da mitologia dos povos, uma cultura pouco divulgada nos dias de hoje. Parabéns pela iniciativa. Carmen Pilotto

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget