"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Segunda Guerra Mundial

CONHECENDO A HISTÓRIA DA II GUERRA MUNDIAL
Geraldo Victorino de França

(Voinho)

A II Guerra Mundial ( 1.939 - 1.945 ) foi um conflito armado entre as potências do Eixo - Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados - Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos.
A Guerra começou com a invasão da Polônia pela Alemanha, de um lado, e pela União Soviética, do outro, que dividiram a Polônia entre si. Por sua vez, a Itália lançou-se à conquista do norte da África.
As tropas alemãs invadiram o Luxemburgo, a Holanda e a Bélgica, procurando atacar a França pelo norte. O exército alemão penetrou no território francês, tomando Paris. A artilharia alemã deslocou-se para o porto francês de Calais, de onde começou a bombardear a Inglaterra, causando grandes danos.
Não conseguindo dominar a Inglaterra, a Alemanha de Hitler resolveu atacar a sua aliada, a União Soviética, conquistando os Estados do Báltico e quase toda a Ucrânia, aproximando-se de Leningrado e de Moscou. A contra-ofensiva soviética forçou a retirada dos
alemães.
Os Estados Unido0s entraram na Guerra quando aviões japoneses atacaram a frota norteamericana ancorada na base naval de Pearl Harbor; passaram a enviar material de guerra para os Aliados. Os alemães atacavam os navios norteamericanos com aviões e submari-
nos. Enquanto isso a potência oriental do Eixo Berlim - Roma Tóquio, o Japão, prosseguia a sua campanha na Ásia, ocupando as Filipinas e o Sião.
Uma das maiores batalhas da II Guerra Mundial aconteceu quando o exército alemão sitiou Stalingrado, na União Soviética. Outra batalha memoravel entre os exércitos inglês e alemão aconteceu no Egito, com a vitória dos ingleses.
Em 1.943, as tropas aliadas invadiram a Itália. Em junho de de 1.944 ocuparam Roma. Seguiu-se a batalha da Alemanha. Com a vitória dos Aliados e o suicídio de Hitler, a Alemanha rendeu-se em maio de 1.945.
Após o bombardeio do Japão pelos Estados Unidos, que culminou com o lançamento da bomba atômica que arrasou Hiroshima, o Japão também se rendeu.
O Brasil participou da II Guerra Mundial enviando uma Força Expedicionária que tomou parte ativa na invasão da Itália.
Estima-se que durante a II guerra Mundial morreram cerca de 15 milhões de militares e 35 milhões de civis.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO