"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Curiosidades Históricas

CURIOSIDADES HISTÓRICAS - 13
Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) Os hunos, antigo povo das estepes russas, responsaveis também pela conquista de Roma, tinham hábitos estranhos: eram nômades, isto é, não tinham moradia fixa e quase nunca desciam dos cavalos. Ficavam praticamente 15 a 20 horas por dia sobre o dorso dos animais.
Ali faziam quase tudo: comiam, aqueciam sua comida, colocada em sacos de borracha entre as pernas, para que, com o atrito e o calor dos corpos, permanecesse sempre morna. Os hunos chegavam até mesmo a dormir sobre o lombo dos cavalos; faziam reuniões e discutiam seus planos, sem descer dos cavalos.
b) Provindo da cultura védica, na Índia estabeleceu-se um sistema de castas, rígido e às vezes desumano. O próprio budismo veio a ser contra esse regime separatista. Os brâmanes, sacerdotes arianos e védicos, deixaram estabelecida a seguinte divisão de classes: brâmanes, guerreiros; comerciantes e agricultores; artesãos, sâmanas e párias.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO