"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 6 de junho de 2010

A Lenda de Narciso

CONHECENDO A LENDA DE NARCISO
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Narciso é personagem da mitologia grega, célebre por sua beleza.
Segundo a versão mais difundida, Narciso era filho da ninfa Liriope e de Cefisso, rio da Escócia. Por ele se apaixonou a ninfa Eco que, todavia, jamais conseguiu o seu amor.
O advinho Tiréas havia vaticinado que, se ele mirasse a própria imagem, fatalmente morreria. E foi o que aconteceu. Certa vez, peregrinando pela floresta, Narciso aproximou-se de uma fonte e, desejando beber, viu a sua formosa imagem refletida na água. Irresistivelmente seduzido por sua beleza, permaneceu contemplando-a até morrer de fome. Compadecidos, os deuses fizeram brotar raízes do seu corpo, transformando-o na planta florífera que leva o seu nome ( narciso ). Cumpriu-se, assim, a profecia de Tiréas.
Na literatura, a figura de Narciso simboliza o enamorado de si mesmo, o vaidoso, convencido de suas qualidades e virtudes. Este é, aliás, o significado de " narcisismo " .
A flor conhecida pelo nome de narciso pertence à família Amarilidáceas. Dela existem várias epécies, sendo as mais populares o chamado " narciso-dos-poetas " e o junquilho, famoso por seu perfume.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget