"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 27 de julho de 2010

Animais em extinção

CONHECENDO OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO
Geraldo Victorino de França (Voinho)

A extinção de animais pode parecer coisa recente, mas na verdade começou nos primórdios da presença humana. Calcula-se que nos últimos 500 anos foram extintas mais de 800 espécies animais. Atualmente, estima-se que, de 1,75 milhões de espécies conhecidas, cerca de 9.000 estão ameaçadas de extinção.
Grande parte das espécies em extinção são endêmicas, isto é, só vivem em determinada área. Por isso, a devastação do habitat é responsável por 80% dos casos de desaparecimento de espécies. A extinção de animais ocorre também por causa de mudanças climáticas, derrubada de mata, caça e pesca, agricultura,aumento das áreas urbanas e poluição.
No Brasil, a lista organizada pelo IBAMA aponta 202 espécies com risco de extinção. Algumas são verdadeiros símbolos da fauna nacional, como onça-pintada, sagüi, ariranha, jacaré-de-papo-amarelo, tatu-canastra, guará, jaguatirica, mico-leão-dourado, peixe-boi, etc.
No resto do mundo, entre muitas espécies estão ameaçadas de extinção: baleia-azul, elefante africano, gorila-das-montanhas, panda-gigante, rinoceronte-de-Java, tigre-de-Bengala, etc.

Um comentário:

oi oe disse...

seu saite me ajudol muito a tirar noatas na escola quando atia perguntol na pro va exenplo de animais em estinção fui logo lenbrando do seu site com ele eu fis um trabalho que valia 40

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget