"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Curiosidades do Reino Vegetal


CURIOSIDADES DO REINO VEGETAL
Geraldo Victorino de França ( Voinho)

a) A árvore mais alta do mundo é a sequóia, uma conífera encontrada na Califórnia, cuja altura pode chegar até 110m, notável também por sua longevidade, podendo durar mais de 1.000 anos.
b) A maior árvore do Brasil é a sumaúma, encontrada na floresta amazônica, que alcança 70m de altura.
c) O baobá é uma árvore originária da África tropical, famosa por três motivos: 1) sua longevidade, sendo também chamada " árvore-dos-mil-anos "; 2) atinge 20m de altura e seu tronco alcança 20m de circunferência; 3) possui vigoroso sistema radicular profundo, do qual saem raízes laterais grossas e superficiais atingindo até 30m de comprimento.
d) A barriguda é uma árvore espinhenta, encontrada na caatinga do Nordeste Brasileiro, alcançando cerca de 20m de altura, com caule intumescido na parte inferior e ramificado apenas na parte superior. A porção intumescida chega a atingir 4m de diâmetro.

NOVAS CURIOSIDADES DO REINO VEGETAL

a) Certas algas marinhas pluricelulares chegam a medir 100metros de comprimento, ou seja, igual à altura alcançada pelas sequóias, as plantas mais altas do mundo.
b) Algumas sementes de plantas possuem estruturas especiais para facilitar a sua dispersão, como os minúsculos pára-quedas do dente-de-leão e os ganchos e espinhos do picão e do carrapicho.
c) A borracha natural ( também existe a borracha sintética ) é obtida a partir do látex extraído da seringueira, uma árvore nativa da Amazônia, hoje cultivada em vários países.
d) Certas plantas de deserto, chamadas Freatófitas, são usadas como indicadoras da presença de água subterrânea. Suas raízes são capazes de alcançar os reservatórios de água situados abaixo da superfície do solo. Exemplo clássico é a algarobeira, que somente cresce onde existe água a pelo menos 10 metros de profundidade. Assim, muitos poços situados no deserto da Califórnia ( Estados Unidos ) foram perfurados entre moitas de algarobeiras.
e) A família das Gramíneas é a mais numerosa e, sem dúvida, a mais importante do reino vegetal. Abrange cerca de 700 gêneros e 8.000 espécies, entre as quais se destacam os cereais ( trigo, arroz, milho, etc. ) , a cana-de-açúcar e os capins das pastagens.

Um comentário:

Richard Mathenhauer disse...

Eu me lembro da imagem de um automóvel passando por dentro de uma árvore, como esta do post. E era uma coisa que me deixava doido de curiosidade em saber se era verdade ou mentira existirem árvores tão grandes...

Abraços,

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO