"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Conhecendo as grandes obras do homem

CONHECENDO AS GRANDES OBRAS DO HOMEM
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dentre as muitas grandes obras feitas pelo homem, destacamos alguns exemplos, apresentados a seguir.
1. Grande muralha da China. Tem 7.300 quilômetros de extensão, da China até a
Mongólia. Começou a ser construída no século II a. C. e foi concluída por volta de 250 a. C. Cerca de 3.000 soldados trabalharam na sua construção. Seus muros têm, em geral, 16 metros de altura,´possuindo cerca de 40.000 torres de observação.
2. Torre Eiffel. Construída em Paris, na França, tem 324 metros de altura, divididos em três pisos. Sua estrutura possui 2,5 milhões de rebites e 15.000 pedaços de ferro. Cerca de 6 milhões de pessoas visitam o monumento por ano.
3. Eurotúnel. Túnel construído sob o canal da Mancha, ligando a França e a Inglaterra. É a segunda maior via subterrânea do mundo, com 50.500 metros de extensão. Há um túnel ainda mais extenso para trens, no Japão, com 53.850 metros.
4. Canal do Panamá. Canal artificial construído pelos Estados Unidos, mediante
acordo com o Panamá, e que faz a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O seu comprimento total é de 82,1 km, profundidade mínima de 12,8 metros e largura média de 91,4 metros.Do lado do Pacífico há dois portos: Balboa ( americano ) e Panamá ( panamenho ), bem como da lado do Atlântico: Cristóbal ( americano ) e Calau ( panamenho ).
5. Empire State Building. É o edifício mais famoso do mundo, localizado em Nova York, nos Estados Unidos. Mede 381 metros de altura, possui 103 andares e utiliza 73 elevadores,
6. Ponte Donghai. Localizada na China, possui 32, 5 km de comprimento, sendo
a ponte mais extensa do mundo.
7. Edifício Burj. Construido em Dubai, é o edifício mais alto do mundo, com 900
metros de altura.

Um comentário:

Mel Redi disse...

FORMIDÁVEL!! OBRIGADA! Ab. Mel

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget