"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Conhecendo os Meteoros

CONHECENDO OS METEOROS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

O termo " meteoro " tem dois significados: a) em Astronomia, designa o fenômeno luminoso conhecido como " estrela cadente ", provocado pelo atrito de um corpo sólido, proveniente do espaço, com a atmosfera terrestre; b) no conceito mais amplo, designa qualquer fenômeno que ocorre na atmosfera terrestre, os quais constituem objeto de estudo da Meteorologia.
Os corpos sólidos de pequena dimensão ( de 1 mg a alguns kg ) e que ao penetrarem na superfície terrestre se incendeiam e se transformam em poeira são chamados meteoróides; os de dimensões maiores, que chegam a atingir a atmosfera terrestre, denominam-se meteoritos.
Considerando o conceito mais amplo, os meteoros se classificam em 4 grupos: a) aéreos; b) aquosos; c) luminosos; d) ígneos.
Os meteoros aéreos são aqueles cujo elemento essencial é o ar: brisa, vento, ciclone, redemoinho, etc.
Os meteoros aquosos são aqueles cujo papel principal é desempenhado pela água: nuvens, chuva, orvalho, neblina, granizo, neve, etc.
Os meteoros luminosos são aqueles que produzem luz: arco-íris, miragem, halos, auroras boreais, etc.
Os meteoros ígneos são aqueles que se relacionam com o fogo: raio, relâmpago, estrela cadente, etc.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO