"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 28 de agosto de 2010

Conhecendo a Hidrosfera

CONHECENDO A HIDROSFERA
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de hidrosfera à camada líquida ( água ) da Terra, que recobre a maior parte ( 71% ) da camada sólida, chamada litosfera ou crosta terrestre. Ambas são envolvidas pela camada gasosa, denominada atmosfera,
A hidrosfera compreende as massas d'água constituídas por: a) água salgada - oceanos, mares e alguns lagos; b) água doce – lagos, rios e ´lençóis subterrâneos; c) geleiras e neves
eternas.
Na realidade, existe um só oceano, dado que as águas marinhas comunicam-se entre si, não havendo nenhum obstáculo a separá-las. Todavia, costuma-se fazer distinções arbitrárias. Três oceanos são admitidos sem discussão: Pacífico, Atlântico e Índico. Porém, existem dúvidas quanto aos oceanos glaciais: o Ártico e o Antártico. O primeiro é considerado por alguns autores um mar continental; quanto ao segundo, alguns autores nem o admitem, sendo considerado um simples prolongamento do Pacífico, do Atlântico e do Índico, em direção ao sul; e quando admitido, discute-se a sua delimitação.
Os mares são parcelas dos oceanos, deles diferindo por sua menor extensão.
Distinguem-se três tipos de mares: a) costeiros: b) continentais: c) fechados. Os mares costeiros ou abertos comunicam-se com os oceanos por amplas aberturas, como os mares Amarelo, das Antilhas e do México. Os mares continentais ou mediterrâneos comunicam-se com os oceanos por passagens estreitas, como é o caso dos mares Mediterrâneo, Báltico e Vermelho.

Os mares fechados não têm nenhuma comunicação com os oceanos, como os mares Cáspio, Aral e Morto.
Os lagos são grandes massas de água acumuladas em depressões do terreno, sendo alimentados por cursos d'água e enxurradas. Geralmente são de água doce, como os Grandes Lagos da América do Norte; porém, lagos de água salgada são comuns nas regiões
áridas e semi-áridas, como o Grande Lago Salgado e o "mar" Morto. Quando possuem dimensões menores, são denominados lagoas.
Águas correntes são encontradas nos rios e ses afluentes. Encontra-se água acumulada também em aqüíferos ( lençóis subterrâneos ), geleiras e neves eternas.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO