"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Folclore Brasileiro

CONHECENDO OS PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO -1
Geraldo Victorino de França (Voinho)

A palavra folclore resulta da junção das palavras inglesas " folk " ( povo ) e " lore " ( sabedoria popular ). Portanto refere-se ao estudo das lendas e personagens da cultura popular. O folclore brasileiro é rico em personagens, sendo os principais os seguintes:
a) Barba-ruiva. Criatura com pele clara e cabelos vermelhos que toma sol nas margens da lagoa de Paranaguá ( Piauí ). Tem o corpo coberto por limo e lodo e, quando encontra uma mulher, quer abraçá-la e beijá-la.
b) Bicho-papão. Animal de corpo peludo e olhos vermelho-fogo que assusta crianças.
c) Boitatá. Gigantesca cobra-de-fogo que protege os campos contra aqueles que os
incendeiam.
d) Boto. Animal aquático do rio Amazonas que se transforma num rapaz bonito e
dançarino. Conquista mulheres para levá-las consigo ao rio. A lenda serve para as moças justificarem uma gravidez sem casamento: " foi o boto ", dizem elas...
e) Caipora. Habitante da mata que tem o corpo coberto de pelos. Vive montado numa espécie de porco-do-mato e empunha uma vara, protegendo os animais da floresta.
f) Cuca. Velha de cabelos compridos e desgrenhados , que assusta as crianças desobedientes.
g) Curupira. Demônio da floresta amazônica, um anão de cabelos compridos e vermelhos que tem os pés virados para trás. Protege a floresta e os animais, espantando os caçadores. Surge e desaparece de repente. Os índios deixavam presentes para o Curupira não lhes fazer mal.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget