"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Folclore Brasileiro


CONHECENDO OS PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO -2
Geraldo Victorino de França (Voinho)

h) Iara. Lenda da sereia grega adaptada ao folclore brasileiro. Tem o corpo metade mulher e metade peixe e vive no rio Amazonas. Possui o poder de cegar quem a admira, atraindo para o fundo das águas os jovens com quem deseja acasalar. Hipnotizados, os homens vão ao seu encontro e morrem afogados.
i) Lobisomem.Mito de origem européia, em que o filho gerado deps de sete partos consecutivos nos quais nasceram meninas, se transforma em enorme lobisomem às sextas-feiras de lua cheia, exatamente da meia-noite até às duas horas da madrugada.
j) Lúcifer. O popular diabo.
k) Mula-sem-cabeça. A mulher que fez um grande mal se transforma numa mula sem cabeça, como castigo, na noite de quinta para sexta-feira. No passado, diziam que a mulher que namorava padre é que tinha esse destino. Por isso, dizia-se que a mula-sem-cabeça era a " mulher do padre ".
l) Negrinho do pastoreio. Era um negrinho vaqueiro que perdeu um cavalo baio e foi crucificado, torturado e morto pelo patrão. Resgatado por Nossa Senhora, é tido como o protetor de pessoas que tenham perdido alguma coisa.
m) Saci-pererê O mais famoso dos personagens do nosso folclore, que tem apenas a perna esquerda, usa um capuz vermelho e vive pitando um cachimbo. Protege os seres humanos contra cobras e aranhas.
n) Tupã. Entre os índios tupi, é o senhor dos raios e das tempestades.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget