"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 4 de setembro de 2010

Curiosidades Geográficas

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 1
Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) " Cuesta " é o nome dado a uma forma de relevo assimétrica, geralmente chamada de " serra ", porém só tem duas superfícies: um planalto no reverso da cuesta; e uma vertente escarpada na frente da cuesta. Exemplos: serra de Botucatu, serra de São Pedro. Convém lembrar que a serra verdadeira tem um espigão ou divisor de águas e duas vertentes.
b) Calcula-se que durante a estação das chuvas, o rio Mississipi ( Estados Unidos )
transporta diariamente cerca de 10 milhões de toneladas de terra para o Golfo do México.
c) Meandros são as sinuosidades de um rio, geralmente numa planície aluvial, que se caracterizam pela erosão nas margens côncavas e deposição de material transportado nas
margens convexas, onde a velocidade das águas é menor. Assim, os meandros tendem a se
deslocar para o lado de jusante. Por exemplo: encontram-se muitos meandros na planície aluvial do rio Paraíba do Sul ( vale do Paraíba, SP).
d) A maior erupção do Vesúvio, vulcão localizado na Itália Central, ocorreu no ano 79 da nossa era. A catástrofe soterrou as cidades de Pompéia e Herculano, nas proximidades de Nápoles.

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 2

a) Admitindo a Austrália como continente, a maior ilha do mundo é a Groenlândia, situada no Oceano Atlântico, a nordeste do Canadá, cuja superfície mede 2.175.600 km2.
b) O ponto mais alto do mundo é o Monte Everest, situado na Cordilheira do Himalaia, na Ásia Central, com 8.844,4 metros acima do nível
do mar.
c) O ponto mais baixo da superfície terrestre é o Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A sua superfície de água está situada a 396 metros abaixo do nível do mar.
d) O lago mais alto do mundo é o Titicaca, na Cordilheira dos Andes, no Peru, situado a 3.811 metros acima do nível do mar.
e) O lago mais profundo é o Lago Baikal, situado na Sibéria Central, com 1.640 metros de profundidade.

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 3

a) Os maiores países do mundo quanto à área são:
km2
1. Rússia................... 17.075.400
2. Canadá.................. 9.970.600
3. China..................... 9.561.000
4, Estados Unidos..... 9.519.660
5. Brasil...................... 8. 511.960

b) A maior cordilheira é a Cordilheira dos Andes, situada na América do Sul, junto à costa do Oceano Pacífico, com 7.600 km de extensão.
c) O oceano mais profundo é o Pacífico, com uma profundidade média de 4.267 metros. As fossas submarinas das Marianas e das Filipinas ultrapassam 10.000 metros de profundidade.
d) O maior lago é o Mar Cáspio ( água salgada ), situado entre a Rússia e o Irã, com superfície de 371.800 km2 e profundidade de 980 metros.
e) O lugar mais seco do mundo é o Deserto de Atacama, no Chile, onde praticamente não chove. Aí se encontram jazida de salitre do Chile ( nitrato de sódio ), uma substância muito solúvel em água e que é utilizada como adubo nitrogenado.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO