"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conhecendo a História de Drácula

CONHECENDO A HISTÓRIA DE DRÁCULA
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Conde Drácula é um personagem da história medieval, ou melhor, do livro do escritor inglês Bram Stoker. Supõe-se que foi inspirado no personagem histórico príncipe Vlades Tepes ( Vlad lll ), que nasceu na Transilvânia em 1.431 e governou o território que hoje corresponde à Romênia. Nessa época, a Romênia estava dividida entre o mundo cristão e o mundo muçulmano.
Vlad lll ficou conhecido pela perversidade com que tratava seus inimigos. Embora não fosse um vampiro, sua crueldade alimentava o imaginário da população, de modo que logo passou a ser considerado como um vampiro.
O pai de Vld lll, Vlad ll, era membro de uma sociedade cristã chamada Ordem do Dragão, criada por nobres da região para defender o território contra a invasão dos turcos.
Dragão em romeno é Dracula, a mesma palavra usada para " demônio ". O sufixo " a " significa filho, em romeno. Assim, Vlad lll, filho de Drácula, passou a ser chamado de Drácula, o filho do dragão.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget