"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Conhecendo os Fungos

CONHECENDO OS FUNGOS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Fungos são vegetais primitivos, desprovidos de clorofila e que, portanto, vivem como saprófitas ou parasitas.
As formas saprófitas retiram seu alimento de restos vegetais e animais; as formas parasitas se alimentam de outros organismos ( hospedeiros ). O grau de especificidade é muito variável: alguns fungos vivem em vários gêneros, outros num só gênero ou numa só espécie.
Muitos fungos crescem em forma de filamentos, chamados hifas, que emitem ramos que formam uma trama chamada micélio. Multiplicam-se facilmente por meio de esporos. Popularmente, são chamados mofos ou bolores, e vivem em lugares úmidos. Os fungos de chapéu são chamados cogumelos.
Para a maioria dos autores, os fungos verdadeiros ou Eumicetos constituem uma divisão do reino vegetal. Alguns autores, entretanto, os incluem no reino dos Protistas, juntamente com as algas e os protozoários.
Muitos fungos desempenham papel importante na reciclagem dos nutrientes na natureza; outros se destacam pelo seu valor industrial e comercial, na produção de álcool etílico, na fabricação do pão e da cerveja, na produção de antibióticos (penicilina, estreptomicina ). Muitos fungos são usados na alimentação humana ( champignon ).
Outra peculiariedade dos fungos são as associações simbióticas com outros vegetais como asmicorrizas, em que o fungo se associa às raízes de plantas superiores, quer como os líquens, em que a associação é feita com algas.
Por outro lado, muitos fungos são prejudiciais, causando doenças, tanto nas plantas, como no homem e nos animais.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO